A Secretaria de Políticas de Prevenção à Violência e às Drogas (SPVD) foi criada em janeiro de 2019, com o objetivo de contribuir, com medidas preventivas para a redução da violência e com a política sobre drogas. O trabalho tem recorte para os territórios, onde a ocorrência de crimes violentos é maior, e recorte de perfil, para alcançarmos a população vulnerável, que costuma ser vítima ou autor de ações ilegais. O nível de prevenção que nos pautamos é universal e, em busca deste status, partimos da ação seletiva.

Esta política de prevenção se origina da compreensão do Governo do Estado de Pernambuco de que é plenamente factível o enfrentamento à violência e a prevenção ao uso de drogas a partir da implementação de um conjunto integrado de estratégias e ações, por parte do poder público, com a participação da sociedade civil, visando a intervenção direta sobre dinâmicas sociais geradoras de conflitos, violências e processos de criminalização.

Entre as funções da Secretaria de Políticas de Prevenção à Violência e às Drogas está a de oferecer, através das suas políticas e ações, prevenção ao uso de drogas, dependência e reinserção social, visando atender a esse público alvo numa perspectiva de desenvolver e operacionalizar estratégias de prevenção às drogas e à violência. 

A política de prevenção à violência e às drogas se diferencia das demais políticas públicas de proteção social, que também promovem impactos positivos para a redução de vulnerabilidades sociais, mas que não possuem como foco de atuação a intervenção direta em fatores sociais relacionados às drogas e à violência, bem como o acesso a públicos específicos que já vivenciam estes processos.