O Governo do Estado de Pernambuco, através da Secretaria de Políticas de Prevenção à Violência e às Drogas (SPVD), realiza o workshop internacional Governança de políticas públicas de prevenção às violências com base em evidência, nos dias 21, 22 e 23 de setembro. Com transmissão on-line via YouTube, o evento servirá para anunciar as novas estratégias de prevenção à violência, apresentar o Observatório da Prevenção e outros planos que vão nortear as políticas de prevenção no Estado.

O secretário Cloves Benevides trabalhou ativamente para a nova estruturação das políticas de prevenção à violência e às drogas, para acompanharem o que existe de mais atualizado sobre o tema. "Políticas públicas para tratarem de um tema tão complexo e multifacetado devem se moldar às evidências técnicas e aos anseios da sociedade".

As novas estratégias vão dinamizar e otimizar os recursos físicos, financeiros e humanos das políticas públicas preventivas do Pacto pela Vida, através da mitigação de fatores de risco (como o abandono e/ou evasão escolar, a circulação ilegal de arma de fogo e outras mercadorias ilegais, como as drogas), por um lado. Também haverá o fortalecimento de fatores protetivos, capazes de reduzir comportamentos e vulnerabilidades específicas da população pernambucana. O objetivo é diminuir a probabilidade de os indivíduos serem algozes ou vítimas de crimes e violências.

Ao longo dos últimos seis meses, foram realizadas oficinas técnicas e grupos focais com as equipes da SPVD e técnicos da Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag), além de consultores do Escritório das Nações Unidas contra Drogas e Crime (UNODC), Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), para Assentamentos Humanos (ONU-Habitat) e do Instituto Igarapé. As oficinas foram coordenadas pelo Escritório das Nações Unidas contra Drogas e Crime (UNODC), utilizando a metodologia do marco lógico (logical framework), e resultaram no desenvolvimento das estratégias e de uma nova estruturação da política de prevenção à violência.

Os programas e ações da estratégia de prevenção à violência passam a ser focados na prevenção a crimes violentos, a partir das particularidades e recorrências de cada um desses eventos e considerando os contextos sociais complexos de raça/etnia, gênero, e territorialidades múltiplas. Nesse contexto, os dados passam a ser mapeados pelo Observatório Estadual de Prevenção Social ao Crime e à Violência, alocado junto à Seplag, em articulação com as secretarias estaduais implicadas na prevenção, nos marcos do Pacto pela Vida.

A Secretaria de Prevenção à Violência e às Drogas de Pernambuco, sob a coordenação do Secretário Cloves Benevides, reforça seu papel de articuladora da política de prevenção no Estado, concertando recursos e estratégias em torno do objetivo de conter a violência se antecipando às ocorrências, com um olhar qualificado para as populações específicas e compreendendo o território como central nesse processo.

Cooperação Pernambuco – A Cooperação Pernambuco é uma iniciativa multiagência, liderada pela SPVD, que conta com a participação do UNODC, do PNUD, da ONU-Habitat e do Instituto Igarapé. Trata-se de esforço conjunto para desenvolver conhecimento e compartilhar metodologias inovadoras e integradas que possam fortalecer ações de prevenção social e situacional dos crimes e das violências, assim como de cuidados às pessoas que fazem uso prejudicial de álcool e outras drogas no estado de Pernambuco.

SERVIÇO:

Evento: Workshop Internacional Governança de Políticas Públicas de Prevenção às violências  com base em evidência

Dias: 21, 22 e 23 e setembro de 2021.

Local: Transmissão on-line via Youtube

Inscrições: https://tinyurl.com/34wcjyne

PROGRAMAÇÃO:

WORKSHOP INTERNACIONAL GOVERNANÇA DE POLÍTICAS PÚBLICAS DE PREVENÇÃO ÀS VIOLÊNCIAS  COM BASE EM EVIDÊNCIA

 

TERÇA-FEIRA (21 de setembro de 2021) – SEPLAG (Rua da Aurora, 1377)

14h-16h

Lançamento da Estratégia de Prevenção de Pernambuco  

(com transmissão pelo Canal do YouTube do Governo de Pernambuco)

Alexandre Rebêlo – Secretário de Planejamento e Gestão

Humberto Freire - Secretário de Defesa Social

Cloves Benevides - Secretário de Políticas de Prevenção à Violência e às Drogas

Nivio Nascimento - Oficial de Programas UNODC Brasil
Rayne Ferretti - Oficial Nacional do ONU-Habitat Brasil

Moema Freire – Coordenadora da Unidade de Governança e Justiça do PNUD

Melina Risso - Diretora de Programas do Instituto Igarapé

QUARTA-FEIRA (22 de setembro de 2021) – SEPLAG (Rua da Aurora, 1377)

MANHÃ

9h - 10h40

Mesa 01 | Observatório Estadual de Prevenção Social ao Crime e à Violência

(com transmissão pelo Canal do YouTube do Governo de Pernambuco)

Paulo Câmara - Governador de Pernambuco

Alexandre Rebêlo - Secretário de Planejamento e Gestão

Nivio Nascimento - Oficial de Programas UNODC Brasil

Melina Risso - Diretora de Programas do Instituto Igarapé

Terine Husek- Pesquisadora Sênior do Instituto Igarapé

Paula Guedes - Coordenadora Nacional da Cooperação Pernambuco (moderadora)

10h45 - 12h

A estratégia de Prevenção de Pernambuco

(com transmissão pelo Canal do YouTube do Governo de Pernambuco)

 

Eduardo Pazinato - Especialista em Seg., Justiça e Compliance do UNODC (Moderador)

Nívio Nascimento – Oficial de Programas do UNODC

Rafael Sales - Analista de Monitoramento e Avaliação do UNODC

Jaideep Gupte - Fellow do Institute of Development Studies, University of Sussex (UK)

Joana Monteiro - Coordenadora do Centro de C. Aplic. à Segurança Pública, FGV/SP

TARDE

14h - 17h

Caminhada Exploratória Inaugural ONU-Habitat

Atividade de campo para aplicação de princípios da metodologia CPTED (Crime Prevention Through Environmental Design), com equipe da SPVD.

QUINTA-FEIRA (23 de setembro de 2021) – SPVD (R. Dr. Carlos Chagas, 136)

MANHÃ

9h -12h

Reunião Interna Cooperação Pernambuco e Secretaria de Planejamento e Gestão