A população de Moreno será beneficiada com Ação de Cidadania, neste sábado (dia 25). O evento representa um mutirão com serviços públicos do Estado e da prefeitura do município, todos concentrados em uma escola, no centro da cidade, durante toda a manhã. Aqueles que precisam atualizar a carteira de identidade, iniciar um pedido no Detran, fazer o teste para saber se está com covid-19 e muitos mais. O evento é parte do Programa Governo Presente e toda articulação é feita pela Secretaria de Políticas de Prevenção à Violência e às Drogas.

Os eventos realizados este ano somam mais de 138 mil atendimentos gerais em 42 Ações de Cidadania, em cidades de todas as regiões do Estado. As ações seguem todos os protocolos para a proteção individual e coletiva. Os serviços são agendados para organizar o atendimento. O acesso à escola só é liberado depois de aferida a temperatura. O uso de máscara de proteção e o distanciamento social são obrigatórios.

O serviço mais procurado é o de emissão de carteiras de identidade. O processo é totalmente eletrônico, com scanners e outros sensores para a coleta de dados biométricos. A emissão da primeira via da identidade é gratuita. A partir da emissão da segunda via, é preciso pagar uma taxa no valor de R$ 24,36. Outros documentos importantes também estarão disponíveis como o CPF e a carteira de habilitação.

O Balcão de Direitos da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos estará presente para quem quiser solicitar nova via das certidões de casamento, de nascimento e de óbito. A Compesa participa da Ação de Cidadania com um posto avançado. É possível fazer renegociação de débitos e obter informações sobre a tarifa social da companhia de água. O Detran terá uma unidade móvel e também estará prestando esclarecimentos e serviços referentes à autarquia.

A Ação de Cidadania terá serviços para quem quiser ficar em da com a saúde. O evento terá teste para o cidadão saber se está com covid-19 e também vacina para imunização. Haverá aferição da glicemia e da pressão arterial.  Na área de assistência social, informações sobre a Lei Maria da Penha, orientações sobre violência contra a mulher dentro da comunidade, sobre o sistema Alerta Celular e a Patrulha Escolar, além do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd).

É necessário fazer o agendamento com antecedência. O agendamento pode será Secretaria De Assistência Social, nos dias 23 e 24 de setembro. O agendamento também pode ser feito no site PE Cidadão. Pela internet, escreva www.pecidadao.pe.gov.br e clique em agendamento. Depois é só escolher o município. As ações são eventos de forma rotineira. Em 2020, apesar da suspensão necessária no período mais rigoroso da pandemia, foram realizados mais de 59 mil atendimentos gerais, com a oferta média de 60 tipos de serviços e difusão de informações do Governo do Estado e das prefeituras parcerias em cada evento. A Ação de Cidadania é parte do Programa Governo Presente.

Ação de Cidadania em Moreno

Sábado, dia 25 de setembro

Das 8h às 12h

Escola Municipal Baltazar Moreno

Av. dr. Sofrônio Portela, sem número. Centro

Agendamento:

Secretaria de Assistência Social

Rua dr. Sofrônio Portela, 4391, centro