Os moradores das cidades de Macaparana e Ferreiros, na Mata Norte do Estado, vão receber as Ações de Cidadania do Programa Governo Presente. Nestas quinta e sexta-feira (dias 4 e 5), uma série de serviços vão estar disponíveis para atualização de documentos, serviços ágeis de saúde, assistência social, com a participação de órgãos estaduais como o Detran e a Compesa.  A Ação de Cidadania é uma realização do Governo do Estado, através da Secretaria de Políticas de Prevenção à Violência e às Drogas, em parceria com as prefeituras.

O serviço mais procurado é o de emissão de carteiras de identidade, onde a emissão da primeira via é gratuita, mas para quem necessitar emitir uma segunda via, é preciso pagar uma taxa de R$ 24,36. O processo é totalmente eletrônico, com scanners e outros aparelhos eletrônicos para a coleta de dados biométricos no local. O Balcão de Direitos da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos estará presente para quem quiser solicitar nova via das certidões de casamento, de nascimento e de óbito. Outro documento importante que também estará disponível na Ação é o CPF. Quem precisar do documento será atendido.

A Ação de Cidadania também traz serviços para quem quiser cuidar da saúde, no local será possível aferir a taxa de glicemia, a pressão arterial e a temperatura do corpo.  Nos eventos, é possível fazer teste para identificar doenças como sífilis, hepatites virais e fazer teste rápido para detectar o covid-19.  Também haverá informações sobre a Lei Maria da Penha, orientações sobre violência contra a mulher dentro da comunidade, sobre o sistema Alerta Celular e a Patrulha Escolar, além do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd).

Até outubro, já foram realizadas 57 Ações de Cidadania, em todas as regiões do Estado, e mais de 182 mil atendimentos em cerca de 50 serviços. O acesso à escola onde ocorre o evento só é liberado depois de aferida a temperatura e é orientado o uso de máscara de proteção. Quem não estiver usando máscara, receberá uma, gratuitamente, pela operação Pernambuco pela Prevenção.

Será necessário fazer o agendamento com antecedência nos dois municípios. O agendamento pode ser no próprio município (veja local, abaixo) ou através do site PE Cidadão. Pela internet, digite www.pecidadao.pe.gov.br e clique em agendamento. Depois é só escolher o município. As ações são eventos que ocorrem de forma rotineira. Em 2020, apesar da suspensão necessária no período mais rigoroso da pandemia, foram realizados mais de 59 mil atendimentos gerais, com a oferta média de 60 tipos de serviços e difusão de informações do Governo do Estado e das prefeituras parcerias em cada evento. A Ação de Cidadania é parte do Programa Governo Presente. Toda a articulação é da Secretaria de Políticas de Prevenção à Violência e às Drogas.

Ação de Cidadania em Macaparana

Quinta-feira, dia 4 de novembro

Escola Municipal Governador Moura Cavalcanti

Rua Bernardo Longo, nº 15, Centro