FOTO AÇÃO DE CIDADANIA CREDITO WILLIAM OLIVEIRA

Evento representa mutirão de serviços de documentação, de assistência social, saúde e muito mais, sempre perto do cidadão e em todas as regiões do Estado

Duas cidades do Agreste Pernambucano, Lagoa do Ouro e Saloá, recebem, nesta sexta-feira (dia 12), as Ações de Cidadania que fazem parte do Programa Governo Presente. Pela manhã, o atendimento será na cidade de Lagoa do Ouro e à tarde em Saloá. O dia será dedicado à realização de um mutirão de serviços oferecidos à população, como por exemplo, atualização de carteira de identidade, certidões de nascimento, de casamento e de óbito, serviços de saúde, como testes rápidos e vacinas, serviços de assistência social, com a emissão de carteira de idoso, cadastro único e auxílio Brasil, e tem a participação de órgãos estaduais como o Detran e a Compesa. A Ação de Cidadania é uma realização do Governo do Estado, através da Secretaria de Políticas de Prevenção à Violência e às Drogas, junto com as prefeituras parceiras.

A Carteira de Identidade é o serviço mais procurado. A emissão da primeira via é gratuita, mas para quem necessitar emitir uma segunda via, é preciso pagar uma taxa de R$ 24,36. Atualmente, todo o processo é eletrônico, com scanners e outros aparelhos para a coleta de dados biométricos realizados no local. O Balcão de Direitos da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos estará presente para quem solicitar nova via das certidões de casamento, de nascimento e de óbito. Outro documento importante que também estará disponível na Ação é o CPF. Quem precisar do documento será atendido na hora com a emissão do documento.

Os cuidados com a saúde também fazem parte das Ações de Cidadania. É possível  aferir a taxa de glicemia e a pressão arterial. Nos eventos, é possível fazer teste para identificar doenças como sífilis, hepatites virais e fazer teste rápido para detectar covid-19.  Também haverá apresentação de informações sobre a Lei Maria da Penha, orientações sobre violência contra a mulher dentro da comunidade, sobre o sistema Alerta Celular e a Patrulha Escolar, além do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), e até a emissão do cartão do idoso.

Até outubro e início de novembro deste ano, já foram realizadas 59 Ações de Cidadania, em todas as regiões do Estado, e mais de 187 mil atendimentos em cerca de 50 serviços. O acesso à escola onde ocorre o evento só é liberado depois de aferida a temperatura e é orientado o uso de máscara de proteção. Quem não estiver usando máscara, receberá uma, gratuitamente, pela operação Pernambuco pela Prevenção.

Será necessário fazer o agendamento com antecedência nos dois municípios. O agendamento pode ser no próprio município (veja local, abaixo) ou através do site PE Cidadão. Pela internet, escreva www.pecidadao.pe.gov.br e clique em agendamento. Depois é só escolher o município. As ações são eventos que ocorrem de forma rotineira. Em 2020, apesar da suspensão necessária no período mais rigoroso da pandemia, foram realizados mais de 59 mil atendimentos gerais, com a oferta média de 60 tipos de serviços e difusão de informações do Governo do Estado e das prefeituras parcerias em cada evento. A Ação de Cidadania é parte do Programa Governo Presente. Toda a articulação é da Secretaria de Políticas de Prevenção à Violência e às Drogas.

Crédito da foto: William Oliveira

Ação de Cidadania em Lagoa do Ouro