As Ações de Cidadania estão entre os mais frequentes eventos do Programa Governo Presente. A Ação leva para o cidadão serviços públicos e a divulgação das políticas sociais para junto das comunidades. Os eventos são realizados a partir de uma articulação da SPVD com diferentes secretarias de Estado e dos municípios. Neles, são oferecidos cerca de 60 serviços, que vão da emissão de uma carteira de identidade ou Cadastro de Pessoa Física (CPF), a emissões de segunda via de certidões de nascimento, casamento e óbito, assim como a difusão de políticas públicas, como a Patrulha Escolar ou a Lei Maria da Penha, por exemplo.

Nas Ações de Cidadania também são oferecidos serviços de saúde, com testes rápidos, aferição de pressão, do nível de glicemia, orientação nutricional, orientação sobre saúde bucal, aplicação de vacinas, entre outros. Os eventos também aproximam e divulgam os serviços de assistência social e de políticas públicas.

Em 2021, foram realizadas 76 Ações, em municípios de todas as regiões do Estado, com mais de 233 mil atendimentos gerais: um recorde, desde o início do programa na SPVD, em 2019. Como forma de seguir as restrições necessárias para o enfrentamento da pandemia, os eventos foram realizados com rigor sanitário: com acesso controlado, aferição da temperatura do corpo na entrada e a oferta de álcool em diferentes pontos. O uso de máscara e o distanciamento social são obrigatórios.