O Papo Reto sobre Prevenção à Violência é parte do Programa Juventude Presente. Serve para oferecer novas visões, aos jovens, estimular a cultura de paz, mas também é útil como fonte de informações sobre o que a nova geração quer. Os eventos são diferentes a cada edição. Os convidados são escolhidos entre personalidades da sociedade, profissionais com alguma especialidade ou pessoas conhecidas que tenham conhecimento e informações que sejam do interesse dos adolescentes e jovens, que é a faixa etária do público.

O evento começa com a apresentação dos convidados, no centro, e entrega de um microfone para eles e do compartilhamento do espaço com o público. A conversa não faz curva: as perguntas são claras, algumas inesperadas e as respostas são diretas, são reais e podem ser polêmicas. As conversas já abordaram preconceito, tiveram críticas à educação, se falou sobre armamento, racismo, saúde em situações de gravidez adolescente, drogas e identidade de gênero, para usarmos alguns dos exemplos.

Já participaram dos eventos Papo Reto o presidente da Central Única das Favelas (Cufa), Preto Zezé, o rapper MV Bill, o então deputado federal João Campos, o arte educador Galo de Souza e o juiz da infância e juventude de Caruaru, José Fernando Santos de Souza entre muitos outros conhecidos das comunidades onde os encontros foram realizados.